sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Feliz Natal

A trégua do Natal de 1914 foi um momento único na história. Durante o cessar-fogo, soldados alemães, franceses, britânicos e belgas se encontraram no meio da terra-de-ninguém em Flanders, na Bélgica. Trocaram apertos de mão, enterraram os mortos que restavam e trocaram rações e presentes, incluindo bolo de chocolate, bebida e tabaco.

Nessa atmosfera de boa vontade, os soldados resolveram empilhar os capacetes e bonés para marcar o gol. Como um soldado reconta no livro de Stanley Weintraub, Silent Night: The World War I Christmas Truce (Noite Feliz: A Trégua de Natal na Primeira Guerra Mundial): “A terra-de-ninguém parecia ter quinze quilômetros de extensão quando nos arrastávamos durante uma patrulha noturna/ mas fomos descobrir que só tinha a largura de dois campos de futebol”...

Para ler o restante deste artigo clique aqui.

E com esta história, a APVMA vem desejar a todos um Feliz Natal e um excelente 2008 com muita saúde e paz para todos.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Pirassununga SP - 1º EAVMA


Neste último fim de semana a APVMA participou do 1º Encontro Anhanguera de Viaturas Militares Antigas em Pirassununga/SP no 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Após uma viagem tranquila e sem contratempos, os veículos do comboio chegaram a esta bela unidade do EB sob muito sol e fomos recepcionados em um evento que superou todas as nossas expectativas, desde a organização até a forma que fomos muito bem recebidos pelos organizadores.

Pudemos apreciar os diversos veículos que fazem parte do acervo histórico deste regimento entre carros de combate desde a segunda guerra até os maravilhosos tanques Osório, a organização fez questão de nos deixar bem à vontade para conhecermos e tirar fotos junto a estas belas máquinas, suas oficinas e estruturas e também nos brindou com um excelente passeio em caminhões URAL como o da foto acima.

Nossos especiais agradecimentos ao Ten. Cel. Cav. Diniz, Ten. Cav. Milton, Cabo Satiro, Sr. Antonius e todos os praças que nos dedicaram enorme atenção, e esperamos desde já a oportunidade de participar do 2º EAVMA que com certeza estará maior e fazendo mais sucesso ano que vem.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O Bandeirante de Hoje

Primeiramente gostaria de pedir desculpas aos que acompanham este blog pelo período sem atualizações, o que ocorreu por motivo de força maior e falta de tempo, agora -espero- voltamos a programação normal:

O Bandeirante de Hoje

Mini documentário da Dana sobre a história da indústria automobilística no Brasil, utilizando vídeos recuperados feitos em 1956 sob o governo JK para promover o GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística). Nesse vídeo em especial destaque para a história do Jeep no Brasil, só que contado de uma forma diferente cujo narrador é o próprio Jeep, pode comover os mais aficionados:



E veja neste segundo vídeo, também parte desta coletânea a fábrica da Willys Overland, uma das maiores montadoras do Brasil nos anos 60:

Venceu o Brasil

Dica: Spinosa
Agradecimentos: A quem publicou estes vídeos digitalizados no YouTube.