quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Tomada de Monte Castelo

Infelizmente não tenho mais tanto tempo como gostaria para manter este blog bem atualizado, mas datas importantes como a de hoje de momentos que merecem ser comemorados e seus heróis homenageados não poderia passar em branco.


Ao aproximar-se o 21 de fevereiro de 1945, quando os bravos da FEB foram vitoriosos no quarto e ultimo assalto a Monte Castelo, nossos pensamentos voltam-se para aqueles heróis. O dia 30 de janeiro de 2008 marcou os 75 anos da subida de Hitler ao poder em 1933, sendo que a partir de 1941 o Brasil foi covardemente agredido pela Alemanha Nazista. 38 navios mercantes torpedeados, 549 tripulantes e 502 passageiros afogados, 1051 preciosas vidas brasileiras O Monte Castelo havia sido atacado 3 vezes por tropas brasileiras e americanas, em novembro e dezembro de 1944.

A infantaria avançava penosamente pela neve e lama, sob um fogo pesado. Clássica situação dos manuais: o inimigo tem a vantagem da altura. Mesmo assim alguns pelotões conseguiram atingir o cume do monte, tendo de se retirar após sofrer pesadas baixas. Um dos batalhões teve 15% de baixas entre mortos, feridos e desaparecidos. Os tenentes Apollo Miguel Rezk e Moises Chahon, que comandavam pelotões na cota 958, e o tenente Gervasio Deschamps, que subira com parte de seu pelotão continuaram a resistir - embora a ordem fosse para recuar.

Em 21 de fevereiro, com apoio do 1°. Grupo de Caça, o Senta-a-Pua, e da Artilharia Divisionária, ao cair da tarde, após violento combate foi conquistado o objetivo.Por bravura em ação, diversos pracinhas foram condecorados com as mais valiosas medalhas brasileiras e americanas, entre os quais o Herói da Reserva, Ten Apollo Miguel Rezk, Cmt Pel da 6ª. Cia, que recebeu a Silver Star Medal, junto com Chahon e Gervasio, e o Capitão Valdir Moreira Sampaio, Cmt da 5ª. Cia do 2°. Btl, que recebeu a Bronze Star Medal, todos do Regimento Sampaio.

O Brasil se orgulha dos seus pracinhas, que enfrentaram os nazistas na neve das escarpas sob fogo de metralhadoras e morteiros do alto, levando apenas o armamento, a própria ração, e a coragem exemplar.Ao final do dia 21 o 1°. RI, Regimento Sampaio conquistou as casamatas da cota 977 do Monte Castelo, resistindo à fadiga, a estafa e ao frio, e ainda tendo de cavar fox-holes para a eventualidade do contra-ataque alemão que jamais chegou.

Israel Blajberg

Fonte: http://www.averdadesufocada.com/